Projeto
Estrutural

Importância do
Projeto Estrutural

O projeto estrutural, ou cálculo estrutural, como também é conhecido, é caracterizado como uma das partes mais importantes de todo e qualquer tipo de construção.
Dessa forma, independente de se ser uma obra pequena, média ou grande, ter um projeto estrutural é indispensável para o resultado final.
Afinal de contas, é do projeto estrutural que o engenheiro civil irá extrair todas as informações de que necessita para dar andamento à obra.
E não para por aí! O projeto estrutural trará muita economia, segurança e agilidade para a construção.
Arquiteta - Cláudia Cunha
Engenheiro - Álvaro Esteves
Render - Gabriel Cassalho
Álvaro Esteves
Engenheiro civil

Garante mais segurança para a obra

Um dos principais papéis de um projeto estrutural é garantir mais segurança para todas as pessoas envolvidas, assim como para a edificação em si.
Assim, no momento da sua elaboração, todos os itens são pensados minuciosamente, há um planejamento que envolve todas as etapas da obra. Dessa forma, o trabalho tende a fluir com muito mais tranquilidade, pois tudo fica muito bem alinhada.

Tipos de Estruturas Existentes

Depois de analisar todos os pontos essenciais para a elaboração de um projeto estrutural, é o momento de definir qual será o sistema estrutural. O engenheiro pode realizar essa etapa em parceria com um arquiteto. Os principais tipos de estruturas existentes são:

Um bom projeto estrutural é extremamente necessário para a correta execução de qualquer obra, para garantir mais segurança e economia.
Projeto estrutural
Álvaro Esteves
Engenheiro Civil